Guacamole combina com o quê?
Tacos, burritos, nachos e muitas outras receitas mexicanas, claro! Mas ele também acompanha muito bem uma salada como molho. Por falar em molho, ele também não decepciona com batatas fritas e outros petiscos.
Tudo sobre a receita de Guacamole
Origem, história e curiosidades
O guacamole é um molho feito basicamente com abacate (ingrediente principal), verduras e limão. Por se tratar de uma receita mexicana, a pimenta é sempre bem-vinda. Mas você sabe o porquê deste nome e a origem dessa delícia? A gente explica agora mesmo.
A origem da palavra guacamole vem da língua nahuatl, falada pelos astecas: ahuacamolli, que quer dizer “molho de abacate”. Com isso, já sabemos que os astecas provavelmente também foram os primeiros a fazer guacamole. Como o abacate é rico em gordura e nutrientes, além de ser abundante na região, o prato logo se popularizou entre os povos do atual México, América Central e América do Sul. Com os espanhóis, o abacate chegou ao resto do mundo. O guacamole, porém, só começou a se tornar mais popular fora da América Latina no final do século XX.
Além de delicioso, o guacamole também é saudável. O molho é rico em fibras, ferro, fósforo, gorduras naturais, entre outros. Por isso, é uma boa pedida para quem deseja emagrecer e reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Ao todo, são mais de quatrocentas espécies de abacate existentes ao redor do mundo. A mais popular é a Hass, cultivada na Califórnia e no México, principalmente.
Variações da receita
O guacamole é um molho que pode acompanhar quase tudo. E que também pode ser incrementado de mil e uma maneiras. Vamos conferir algumas receitas:
Guacamole com Fibras, ainda mais saudável;
Guacamole Doce de Nesfit, para quem gosta de novas experiências;
Hambúrguer Caseiro com Toque Mexicano, um mix de Estados Unidos e México;
Fajitas, receita típica mexicana.
Dicas especiais e complementares
Já sabemos que o abacate é o principal ingrediente do guacamole. Mas qual é o ponto perfeito? Nem oito, nem oitenta. Para o guacamole perfeito, o abacate não deve estar nem tão maduro, para não perder sabor, nem tão verde, para não ser amargo. Mas como escolher o abacate ideal?
Atenção à casca
O abacate ideal é aquele com uma casca verde-escura. Alguns tipos de abacate, quando estão maduros, ficam ainda mais escuros, quase pretos.
Sinta a fruta
Como você quer escolher uma fruta sem apalpar? É fundamental. Ao pegar a fruta, aperte levemente. O ponto ideal é levemente macio. Se a fruta estiver muito dura, é porque ainda está verde. Muito macia, já passou do ponto.
Planejamento
Essas dicas são para escolher o abacate para fazer o guacamole imediatamente. Caso não você vá fazer no mesmo dia, o ideal é comprar a fruta um pouco verde ainda, já que ela vai amadurecer na sua casa.
Dica de Ingrediente
Aprenda a preparar molhos de tomate caseiros, que podem ser armazenados em porções e utilizados em preparações futuras. Para refinar suas receitas, retire a pele dos tomates, escaldando-os em água fervente por alguns segundos e depois mergulhando-os em água com gelo. A polpa com as sementes pode ser guardada para adicionar mais suculência e hidratação em molhos, sopas e ensopados.
Congelar as folhas de coentro picadas em cubos de gelo com azeite de oliva para um uso fácil e rápido em preparações futuras.
Armazene o azeite de oliva em um local escuro e fresco para preservar sua qualidade. Evite expor o azeite à luz e ao calor, pois isso pode acelerar sua oxidação.
Armazene os limões na geladeira para prolongar sua durabilidade. Se precisar de apenas algumas gotas de suco, faça um pequeno furo no limão e esprema a quantidade necessária, preservando o restante.
Dica Alimentar
Experimente diferentes tipos de tomates, como tomates-cereja ou tomates secos, para adicionar variedade de sabores às receitas. Ao preparar molhos, prefira as variedades Débora, Caqui e Italiano de tomates. Para servi-los frescos, escolha as variedades Carmem, Holandês e cereja.
Adicione coentro fresco a pratos como guacamole, molhos e ceviche para um toque fresco e sabor característico.
Utilize o azeite de oliva extra virgem em saladas e pratos frios para aproveitar seu sabor e benefícios nutricionais. Para cozinhar, prefira o azeite de oliva comum, que tem um ponto de fumaça mais alto.
Parece bom! Vou me ariscar a fazer hahahah